Notícias

Prefeito de Taiobeiras discursa na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente na Cidade Administrativa


Em Minas Gerais, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2022 foi realizada nesta segunda-feira, 06 de junho. O evento foi marcado por repasse financeiro para a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em nosso estado. A solenidade foi realizada na Cidade Administrativa, com a presença do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, do secretário de Qualidade Ambiental do Ministério, André França, do Cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown e do prefeito de Taiobeiras e presidente do COMAR, Denerval Germano da Cruz, além de outras autoridades.
 
O governador Romeu Zema destacou que a ação fortalece o desenvolvimento sustentável. “Com essa ação, vamos completar o ciclo completo da economia - redução, reutilização, recuperação e reciclagem - que é o que de fato precisa ser feito. Precisamos entender que estamos em um planeta que dificilmente vai se sustentar caso não haja mais ações desta natureza”, disse o governador.
 
Na sua fala, a secretária Marília Melo enalteceu Taiobeiras. “Fiquei muito impressionada com a gestão da cidade, é um diferencial, é um oásis ao norte de minas que é tão importante. Uma região tão importante, mas tão carente de políticas públicas e de bons gestores. Então prefeito, queria mais uma vez, aqui de público te agradecer pelo trabalho de equilíbrio de gestão ambiental lá no seu município tão importante para nós”.
 
O prefeito Denerval falou em nome dos 39 prefeitos das cidades membros dos consórcios beneficiados, reforçou a sua admiração à gestão do governador Romeu Zema, agradeceu a destinação do recurso e destacou a importância das atitudes individuais para a preservação do meio ambiente, com o objetivo de preservar nossas riquezas para as gerações futuras.
 
Na ocasião, o Estado formalizou o repasse de R$ 3,2 milhões a quatro consórcios intermunicipais para gestão de coleta seletiva de resíduos sólidos, que contemplam 39 cidades de Minas. O objetivo do recurso é fomentar e fortalecer a destinação e o tratamento adequado de resíduos sólidos no Estado. Este valor irá beneficiar os seguintes consórcios: Consórcio Público Multifinalitário do Alto Rio Pardo (COMAR), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (CIMBAJE), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) e Consórcio Intermunicipal Público para Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (CIGRES).
 
Os recursos estaduais preveem a aquisição de caminhões baú, gaiola e carroceria, um veículo tipo pick-up, 100 armazenadores seletivos (lixeiras), 23 prensas enfardadeiras, 22 esteiras e 26 balanças eletrônicas. Os equipamentos serão importantes para o fortalecimento das ações de coleta seletiva nas regiões contempladas, em atendimento ao que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Free Joomla! templates by Engine Templates