Fiscalização do Procon-MPMG identifica irregularidades em postos de combustíveis no Norte de Minas
O Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou uma operação de fiscalização entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2025 em postos de combustíveis das comarcas de Taiobeiras e Rio Pardo de Minas. Ao todo, 27 estabelecimentos foram vistoriados com o objetivo de verificar a regularidade na comercialização, a qualidade e a quantidade dos combustíveis fornecidos, além do cumprimento das normas de transparência e informação previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Na comarca de Taiobeiras, foram fiscalizados 17 postos, dos quais dois acabaram autuados. As irregularidades registradas incluíram divergência entre a origem do combustível comercializado e o último produto descarregado nos tanques, além de vício de quantidade. Em um dos casos, bicos injetores chegaram a ser interditados por fornecerem volume inferior ao registrado na bomba.
Na região do Alto Rio Pardo, 12 postos passaram pela inspeção, resultando em três autuações. Em Montezuma, os fiscais identificaram que um estabelecimento exibiu bandeira de uma distribuidora, mas adquiria e revendia combustíveis de outras empresas, prática considerada propaganda enganosa.
Em Rio Pardo de Minas, um posto foi autuado por apresentar medida padrão de 20 litros sem lacre do Inmetro e com selo ilegível, comprometendo a verificação precisa da quantidade de combustível fornecida. Já em Santo Antônio do Retiro, outro auto de infração foi lavrado devido à ausência do quadro obrigatório de avisos ao consumidor e da ferramenta necessária para análise da qualidade dos combustíveis.
Últimas notícias
-
Mãe é presa em flagrante suspeita de explorar sexualmente filha de 15 anos em Rio Pardo de Minas
Uma mulher, de 43 anos, foi presa em flagrante nesta quarta-feira (14) em Rio Pardo de Minas, no Norte do estado, suspeita de explorar sexualmente a própria filha, de 15 anos. A prisão foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido no decorrer de um inquérito conduzido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
-
Foragido da Justiça de SP por latrocínio é preso em hotel de Taiobeiras
Um foragido da Justiça de São Paulo, condenado por latrocínio (roubo seguido de morte), foi preso pela Polícia Militar em um hotel de Taiobeiras, nesta terça-feira (13).
-
Colisão entre caminhão e carros deixa oito feridos na MG-404, em Taiobeiras
-
Três pessoas morrem em grave colisão entre ônibus e caminhão na BR-365
Um acidente frontal entre um ônibus e um caminhão deixou três mortos e ao menos 20 feridos na madrugada desta sexta-feira (19), na BR-365, em Buritizeiro, no Norte de Minas. O ônibus seguia de São Paulo para Taiobeiras.
-
Fiscalização do Procon-MPMG identifica irregularidades em postos de combustíveis no Norte de Minas
Entre 2 e 4 de dezembro, o Procon-MG fiscalizou 27 postos de combustíveis nas regiões de Taiobeiras e Alto Rio Pardo. Cinco estabelecimentos foram autuados por práticas como divergência na origem do combustível, volume inferior ao indicado na bomba, propaganda enganosa e ausência de equipamentos obrigatórios de medição.