Notícias

Taiobeiras ganha mais um serviço de alta complexidade no setor da saúde

Na manhã da última segunda-feira (27), a Prefeitura de Taiobeiras deu um grande passo para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde na cidade. Foi entregue à população, o Serviço de Oncologia Clínica Renato Almeida, no Hospital Santo Antônio, através da parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Um marco que ficará registrado na história do nosso município, pois acabará com o desgaste das viagens para tratamento oncológico.

 
A administração municipal viabilizou uma estrutura moderna com capacidade ambulatorial para atender 200 pacientes por mês, através de equipamentos de alta tecnologia e uma equipe multiprofissional qualificada para realizar o tratamento humanizado dos pacientes.


A oncologia clínica será mantida por meio de parceria entre os municípios constituintes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (CISARP) e descentralizará os atendimentos até então ofertados no município de Montes Claros, facilitando o acesso dos usuários. Com a implantação, todo paciente em tratamento quimioterápico da Santa Casa passará a realizar seu procedimento em Taiobeiras. Isso reduzirá o tempo de deslocamento e melhorará a qualidade de vida de tantas pessoas da nossa região.



Entre os participantes da cerimônia de inauguração, estiveram presentes, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários municipais e vereadores da região. A bênção das instalações foi feita por Dom José Alberto Moura, arcebispo emérito da Arquidiocese de Montes Claros.

Taiobeirense toma posse na Academia Feminina de Letras de Montes Claros

Na última quinta-feira, 09, a taiobeirense Cyntia Pinheiro tomou posse na Academia Feminina de Letras de Montes Claros, tendo sido indicada pelas madrinhas Mara Yanmar Narciso e Marta Verônica Vasconcelos Leite. Ocasião em que passou a ocupar a cadeira de número 15, cuja Patrona é a memorável Irmã Beata.


Tal conquista se dá pelo valor atribuído à sua contribuição à literatura e às artes. O livro que a elevou a tamanha honraria é o seu romance de nome “Pi-wii” que será lançado pela Editora Flyve na próxima terça-feira, 14 de junho, em Montes Claros, no Conservatório Lorenzo Fernandez e em Taiobeiras no dia 13 de julho.
 
“Pertencer a uma entidade dessa magnitude é uma honra e um privilégio, ser indicada por duas madrinhas é um verdadeiro presente. Ter como patrona a Irmã Beata é mais do que eu poderia sonhar”, destacou.


Cyntia é natural de Taiobeiras (MG), tem 44 anos e mudou-se para Montes Claros para estudar, onde permanece até hoje. É professora do Curso de Canto do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez há 22 anos, escreveu vários livros, libretos de ópera, participou de antologias, escreveu roteiros para teatro e musicais. Em 2021 foi uma das escritoras homenageadas no tradicional Salão Nacional de Poesia Psiu Poético de Montes Claros, e neste ano, estará na 26ª edição da Bienal do Livro de São Paulo, sendo representada pela Editora Flyve.


A Prefeitura de Taiobeiras parabeniza Cyntia Cybelle Pinheiro Barbosa pela posse como novo membro da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, é um reconhecimento merecido e que orgulha a todos nós, um marco imensurável para nosso município, que enriquece a nossa lista de célebres produtores da literatura.

Para conhecer o trabalho de Cyntia, acesse: cyntiapinheiro.prosaeverso.net.
Fotos: Reprodução/Acervo Pessoal

Prefeito de Taiobeiras discursa na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente na Cidade Administrativa


Em Minas Gerais, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2022 foi realizada nesta segunda-feira, 06 de junho. O evento foi marcado por repasse financeiro para a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em nosso estado. A solenidade foi realizada na Cidade Administrativa, com a presença do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, do secretário de Qualidade Ambiental do Ministério, André França, do Cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown e do prefeito de Taiobeiras e presidente do COMAR, Denerval Germano da Cruz, além de outras autoridades.
 
O governador Romeu Zema destacou que a ação fortalece o desenvolvimento sustentável. “Com essa ação, vamos completar o ciclo completo da economia - redução, reutilização, recuperação e reciclagem - que é o que de fato precisa ser feito. Precisamos entender que estamos em um planeta que dificilmente vai se sustentar caso não haja mais ações desta natureza”, disse o governador.
 
Na sua fala, a secretária Marília Melo enalteceu Taiobeiras. “Fiquei muito impressionada com a gestão da cidade, é um diferencial, é um oásis ao norte de minas que é tão importante. Uma região tão importante, mas tão carente de políticas públicas e de bons gestores. Então prefeito, queria mais uma vez, aqui de público te agradecer pelo trabalho de equilíbrio de gestão ambiental lá no seu município tão importante para nós”.
 
O prefeito Denerval falou em nome dos 39 prefeitos das cidades membros dos consórcios beneficiados, reforçou a sua admiração à gestão do governador Romeu Zema, agradeceu a destinação do recurso e destacou a importância das atitudes individuais para a preservação do meio ambiente, com o objetivo de preservar nossas riquezas para as gerações futuras.
 
Na ocasião, o Estado formalizou o repasse de R$ 3,2 milhões a quatro consórcios intermunicipais para gestão de coleta seletiva de resíduos sólidos, que contemplam 39 cidades de Minas. O objetivo do recurso é fomentar e fortalecer a destinação e o tratamento adequado de resíduos sólidos no Estado. Este valor irá beneficiar os seguintes consórcios: Consórcio Público Multifinalitário do Alto Rio Pardo (COMAR), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (CIMBAJE), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) e Consórcio Intermunicipal Público para Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (CIGRES).
 
Os recursos estaduais preveem a aquisição de caminhões baú, gaiola e carroceria, um veículo tipo pick-up, 100 armazenadores seletivos (lixeiras), 23 prensas enfardadeiras, 22 esteiras e 26 balanças eletrônicas. Os equipamentos serão importantes para o fortalecimento das ações de coleta seletiva nas regiões contempladas, em atendimento ao que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

65ª Festa de Maio

Chegamos ao fim da nossa amada Festa de Maio. Foram dias de imensa satisfação e de muita alegria, o que nos faz expressar um grande sentimento de gratidão a todos que contribuíram.

 

O trabalho conjunto, o empenho, a dedicação e o envolvimento da gestão municipal, resultou em um evento emocionante, organizado, que privilegiou a cultura local, a cooperação e a divulgação dos principais atrativos de nossa cidade.

Agradecemos a toda equipe de colaboradores que dedicaram ao máximo para que a festa fosse um espetáculo. Nosso muito obrigado às autoridades que estiveram presentes, aos patrocinadores, aos expositores e principalmente aos visitantes, que fizeram parte deste sucesso. Foram mais de 56 mil pessoas que nos prestigiaram nesses 3 dias de evento.

O Parque de Eventos Vereador João Cocá reafirmou a vocação do nosso município como polo de progresso para o norte de Minas, se tornando mais uma vitrine para as atrações da nossa querida Taiobeiras.

A Festa de Maio 2022 foi uma amostra das potencialidades do nosso município e através dela, movimentamos a economia local.

É o reflexo do desenvolvimento da cidade, através de uma gestão dedicada em oferecer o melhor para o seu povo.


Festa de Maio 2022

Vem aí a 65ª Festa de Maio!

Adiada por dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19, o tradicional evento será realizado no período de 27 a 29 de maio, em Taiobeiras, e ocorrerá pela primeira vez no Parque de Eventos.

Durante três dias, o evento irá proporcionar a todos, momentos de lazer e diversão, com atrações regionais e nacionais para agradar às crianças, jovens e adultos, além de espaço para a prospecção de negócios, mostra de produtos e serviços, bem como barraquinhas.

Confira a programação completa e venha fazer parte da maior e melhor festa do Alto Rio Pardo!

Free Joomla! templates by Engine Templates