Notícias

Taiobeirense toma posse na Academia Feminina de Letras de Montes Claros

Na última quinta-feira, 09, a taiobeirense Cyntia Pinheiro tomou posse na Academia Feminina de Letras de Montes Claros, tendo sido indicada pelas madrinhas Mara Yanmar Narciso e Marta Verônica Vasconcelos Leite. Ocasião em que passou a ocupar a cadeira de número 15, cuja Patrona é a memorável Irmã Beata.


Tal conquista se dá pelo valor atribuído à sua contribuição à literatura e às artes. O livro que a elevou a tamanha honraria é o seu romance de nome “Pi-wii” que será lançado pela Editora Flyve na próxima terça-feira, 14 de junho, em Montes Claros, no Conservatório Lorenzo Fernandez e em Taiobeiras no dia 13 de julho.
 
“Pertencer a uma entidade dessa magnitude é uma honra e um privilégio, ser indicada por duas madrinhas é um verdadeiro presente. Ter como patrona a Irmã Beata é mais do que eu poderia sonhar”, destacou.


Cyntia é natural de Taiobeiras (MG), tem 44 anos e mudou-se para Montes Claros para estudar, onde permanece até hoje. É professora do Curso de Canto do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez há 22 anos, escreveu vários livros, libretos de ópera, participou de antologias, escreveu roteiros para teatro e musicais. Em 2021 foi uma das escritoras homenageadas no tradicional Salão Nacional de Poesia Psiu Poético de Montes Claros, e neste ano, estará na 26ª edição da Bienal do Livro de São Paulo, sendo representada pela Editora Flyve.


A Prefeitura de Taiobeiras parabeniza Cyntia Cybelle Pinheiro Barbosa pela posse como novo membro da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, é um reconhecimento merecido e que orgulha a todos nós, um marco imensurável para nosso município, que enriquece a nossa lista de célebres produtores da literatura.

Para conhecer o trabalho de Cyntia, acesse: cyntiapinheiro.prosaeverso.net.
Fotos: Reprodução/Acervo Pessoal

Prefeito de Taiobeiras discursa na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente na Cidade Administrativa


Em Minas Gerais, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2022 foi realizada nesta segunda-feira, 06 de junho. O evento foi marcado por repasse financeiro para a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em nosso estado. A solenidade foi realizada na Cidade Administrativa, com a presença do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, do secretário de Qualidade Ambiental do Ministério, André França, do Cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown e do prefeito de Taiobeiras e presidente do COMAR, Denerval Germano da Cruz, além de outras autoridades.
 
O governador Romeu Zema destacou que a ação fortalece o desenvolvimento sustentável. “Com essa ação, vamos completar o ciclo completo da economia - redução, reutilização, recuperação e reciclagem - que é o que de fato precisa ser feito. Precisamos entender que estamos em um planeta que dificilmente vai se sustentar caso não haja mais ações desta natureza”, disse o governador.
 
Na sua fala, a secretária Marília Melo enalteceu Taiobeiras. “Fiquei muito impressionada com a gestão da cidade, é um diferencial, é um oásis ao norte de minas que é tão importante. Uma região tão importante, mas tão carente de políticas públicas e de bons gestores. Então prefeito, queria mais uma vez, aqui de público te agradecer pelo trabalho de equilíbrio de gestão ambiental lá no seu município tão importante para nós”.
 
O prefeito Denerval falou em nome dos 39 prefeitos das cidades membros dos consórcios beneficiados, reforçou a sua admiração à gestão do governador Romeu Zema, agradeceu a destinação do recurso e destacou a importância das atitudes individuais para a preservação do meio ambiente, com o objetivo de preservar nossas riquezas para as gerações futuras.
 
Na ocasião, o Estado formalizou o repasse de R$ 3,2 milhões a quatro consórcios intermunicipais para gestão de coleta seletiva de resíduos sólidos, que contemplam 39 cidades de Minas. O objetivo do recurso é fomentar e fortalecer a destinação e o tratamento adequado de resíduos sólidos no Estado. Este valor irá beneficiar os seguintes consórcios: Consórcio Público Multifinalitário do Alto Rio Pardo (COMAR), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (CIMBAJE), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) e Consórcio Intermunicipal Público para Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (CIGRES).
 
Os recursos estaduais preveem a aquisição de caminhões baú, gaiola e carroceria, um veículo tipo pick-up, 100 armazenadores seletivos (lixeiras), 23 prensas enfardadeiras, 22 esteiras e 26 balanças eletrônicas. Os equipamentos serão importantes para o fortalecimento das ações de coleta seletiva nas regiões contempladas, em atendimento ao que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

65ª Festa de Maio

Chegamos ao fim da nossa amada Festa de Maio. Foram dias de imensa satisfação e de muita alegria, o que nos faz expressar um grande sentimento de gratidão a todos que contribuíram.

 

O trabalho conjunto, o empenho, a dedicação e o envolvimento da gestão municipal, resultou em um evento emocionante, organizado, que privilegiou a cultura local, a cooperação e a divulgação dos principais atrativos de nossa cidade.

Agradecemos a toda equipe de colaboradores que dedicaram ao máximo para que a festa fosse um espetáculo. Nosso muito obrigado às autoridades que estiveram presentes, aos patrocinadores, aos expositores e principalmente aos visitantes, que fizeram parte deste sucesso. Foram mais de 56 mil pessoas que nos prestigiaram nesses 3 dias de evento.

O Parque de Eventos Vereador João Cocá reafirmou a vocação do nosso município como polo de progresso para o norte de Minas, se tornando mais uma vitrine para as atrações da nossa querida Taiobeiras.

A Festa de Maio 2022 foi uma amostra das potencialidades do nosso município e através dela, movimentamos a economia local.

É o reflexo do desenvolvimento da cidade, através de uma gestão dedicada em oferecer o melhor para o seu povo.


Festa de Maio 2022

Vem aí a 65ª Festa de Maio!

Adiada por dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19, o tradicional evento será realizado no período de 27 a 29 de maio, em Taiobeiras, e ocorrerá pela primeira vez no Parque de Eventos.

Durante três dias, o evento irá proporcionar a todos, momentos de lazer e diversão, com atrações regionais e nacionais para agradar às crianças, jovens e adultos, além de espaço para a prospecção de negócios, mostra de produtos e serviços, bem como barraquinhas.

Confira a programação completa e venha fazer parte da maior e melhor festa do Alto Rio Pardo!

Prefeitura realiza manutenção das vias ruais do município

A Prefeitura está constantemente empenhada em dar manutenção nas vias rurais do município. Serviços realizados pela Secretaria Municipal de Viação e Transportes se tornaram ainda mais necessários diante das adversidades ocasionadas pelo grande volume de chuvas que acometeu nossa região no início do ano. Muitas estradas, pontes e mata-burros foram danificados em diversas comunidades da zona rural.


Até o momento, já foram reformadas 5 pontes nas comunidades do Curral Queimado, Cercado, Barra da Lage e Atanásio. Foram realizados ainda o reforço no açude da barragem na região do Curral Queimado, o assentamento de bueiros na comunidade do Catulé, a recuperação da estrutura do sangradouro da barragem no Novato, a recuperação do trecho na estrada do Atanásio com manilhamento e pneus, além das melhorias nas estradas do Limoeiro, Curral Queimado, Olhos D’agua, Marruaz, Furado, Tabua, Riinho, Muzelo e Lagoas.


 
Também está em andamento a recuperação e reforma da passagem molhada localizada no Rio Taboqueiro próximo a Negão da Vila.


As próximas comunidades que receberão outros reparos serão da Cravina (Matrona), Atanásio, Ilha, Manteiga, Taboca, Riacho de Areia e Cercado. 
Free Joomla! templates by Engine Templates